
Comportamento infantil contemporâneo: características da geração Alpha da perspectiva dos pais
julho, 2020
O mundo pós-moderno globalizado, tecnológico e repleto de transformações históricas, sociais e culturais, suscitou o emergir de novas formas de organização social, estilos de vida e relacionamentos. As crianças, integradas a esse contexto, manifestam repercussões similares na expressão de sua singularidade e os estudiosos da teoria geracional as consideram como representantes de uma nova geração, denominada Alpha. Com o objetivo de investigar as principais características e comportamentos das crianças na contemporaneidade atribuídos pelos pais, as implicações dessas características em seus relacionamentos com a família e pares, os fatores que influenciaram as mudanças no comportamento infantil e a percepção dos pais sobre educar filhos na atualidade, a presente pesquisa do tipo exploratório-descritivo, de método quantitativo e qualitativo, teve o construcionismo social como abordagem epistemológica e a visão sistêmica dos fenômenos como referencial teórico. Participaram do estudo 114 pais e mães de crianças nascidas a partir de 2010 como respondentes do questionário e foram entrevistados casais de 08 famílias com filhos de até 10 anos. Os resultados contribuíram para identificar condutas e características das crianças, a partir da perspectiva dos pais, e compreender as diferenças que foram associadas as gerações que emergiram da comparação da infância dos pais e dos filhos, bem como, colaboraram para verificar as implicações que o contexto social e relacional exerceu nessa percepção de diferenciação das crianças e sobre educar filhos na atualidade.
Palavras-chave: geração Alpha, crianças, família, contemporaneidade e relacionamento.
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